Anomalias do Desenvolvimento e Cistos Cerebrais

A Malformação de Arnold-Chiari tipo I ocorre quando o cérebro se projeta no canal espinhal. A Síndrome da Medula Presa causa tensão anormal na medula. Já os cistos aracnóides são bolsas de líquido no cérebro ou coluna. Tratamos essas condições para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Picture of Médico Neurocirurgião

Médico Neurocirurgião

Dr Pedro Rodrigues

Anomalias do Desenvolvimento e Cistos Cerebrais

Anomalias do Desenvolvimento e Cistos Cerebrais

Malformação de Arnold-Chiari tipo I

Malformação de Arnold-Chiari tipo I

É uma doença geralmente congênita, ou seja, o paciente já nasce com ela; porém pode ser também adquirida. Consiste no deslocamento das tonsilas do cerebelo para dentro do forame magno (canal em que passa a medula espinhal e parte do tronco cerebral), causando compressão das estruturas nervosas nesse local e dificuldade na circulação do líquor pelo sistema nervoso. 

Síndrome da medula presa

Síndrome da medula presa

A medula espinhal geralmente termina entre a primeira e a segunda vértebras lombares (L1L2) e dela sai o filo terminal, que a ancora ao cóccix. A síndrome da medula presa é uma condição que está associada a uma medula anormalmente baixa no canal vertebral associada ao filo terminal espessado ou com a presença de um lipoma (acúmulo de gordura) nas membranas que envolvem a medula.

Cistos aracnóides

Cistos aracnóides

São cistos que surgem durante o desenvolvimento do sistema nervoso central a partir da divisão da membrana aracnóide, uma das membranas que envolvem o tecido nervoso. Tais cistos contêm líquido, geralmente idêntico ao líquor, e estão isolados dos ventrículos cerebrais, causando acúmulo de líquido em outras partes do cérebro.

 

Neurocirurgião
Dr. Pedro Rodrigues
CRM: 169 777 | RQE: 89963

Nosso objetivo é otimizar o tempo dos pacientes. Utilizamos tecnologia de ponta e expertise em neurocirurgia para oferecer atendimento de qualidade superior.

Message Us on WhatsApp