Cirurgia de Coluna

A cirurgia de coluna é um procedimento médico realizado para tratar doenças e lesões da coluna vertebral, como hérnias de disco, estenose espinhal e escoliose. Envolve técnicas avançadas para descompressão, estabilização ou correção estrutural. Visa aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar a função neurológica.

Picture of Médico Neurocirurgião

Médico Neurocirurgião

Dr Pedro Rodrigues

Cirurgia da Coluna

Cirurgias da Coluna Realizadas:

A subespecialidade da neurocirurgia que trata condições da coluna vertebral, como deformidades e tumores, oferece desde cirurgias complexas até técnicas minimamente invasivas. Estas últimas utilizam pequenas incisões, proporcionando menos dor, recuperação mais rápida e, em alguns casos, alta no mesmo dia.

Cirurgia endoscópica da coluna

Cirurgia endoscópica da coluna

A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica cirúrgica que utiliza instrumentos especiais, chamados de endoscópios, para acessar a coluna vertebral de forma minimamente invasiva. 

 

 

Tratamento da Hérnia de disco

Tratamento da Hérnia de disco

As hérnias de disco na coluna são condições que ocorrem quando o núcleo pulposo do disco se desloca para fora do espaço intervertebral, podendo comprimir as raízes nervosas ou a medula espinhal, dependendo da região da coluna acometida. 

 

Artrodese da coluna

Artrodese da coluna

A artrodese da coluna é um procedimento cirúrgico realizado para aliviar a dor e melhorar a estabilidade da coluna em algumas doenças, como hérnia de disco, espondilolistese (“escorregamento” de vértebras), canal lombar estreito, mielopatia cervical espondilótica, escoliose, tumores metastáticos dentre outras patologias. 

Mielopatia cervical espondilótica

Mielopatia cervical espondilótica

Essa condição é a doença degenerativa do disco e das vértebras cervicais e geralmente está presente em pessoas mais idosas. Ela pode cursar com diminuição do canal cervical, por onde a medula passa, hipertrofia e calcificação dos ligamentos e articulações que sustentam a coluna, osteófitos (“bicos de papagaio”) e perda lordose (ou seja, perda da curvatura normal da coluna cervical).

Canal lombar estreito

Canal lombar estreito

Analogamente à mielopatia cervical espondilótica, essa condição é a doença degenerativa do disco e das vértebras lombares e geralmente é mais comum em adultos velhos e idosos. De maneira geral ocorre diminuição/estreitamento do canal vertebral lombar devido alterações degenerativas nos discos, hipertrofia e calcificação dos ligamentos e articulações que sustentam a coluna lombar e os osteófitos (‘bicos de papagaio’).

Espondilolistese lombar

Espondilolistese lombar

É uma condição em que uma vértebra ‘escorrega’ sobre a outra. Ela pode ser congênita (paciente já nasce com o problema), degenerativa (devido à doença degenerativa da coluna, mais comum em idosos), traumática (decorrente de fraturas) e ainda ístmica ( por lesão em uma parte da vértebra, denominada pars interarticularis). 

 

 

Infiltrações para controle de dor

Infiltrações para controle de dor

A infiltração de anestésicos nos nervos periféricos, plexos nervosos ou raízes nervosas é um procedimento realizado para aliviar a dor de forma temporária e reversível. Ele consiste na aplicação de uma solução anestésica diretamente nos nervos ou nas estruturas nervosas que estão causando a dor.

Neurocirurgião de Coluna
Dr. Pedro Rodrigues
CRM: 169 777 | RQE: 89963

Nosso objetivo é otimizar o tempo dos pacientes. Utilizamos tecnologia de ponta e expertise em neurocirurgia para oferecer atendimento de qualidade superior.

Message Us on WhatsApp