Cirurgia Endoscópica Endonasal
A cirurgia endoscópica endonasal é um procedimento minimamente invasivo utilizado para tratar tumores e outras lesões da base do crânio e seios paranasais. Através do nariz, um endoscópio permite acesso direto, reduzindo a necessidade de incisões externas. Essa técnica oferece menor tempo de recuperação e menos complicações
Médico Neurocirurgião
Dr Pedro Rodrigues
Cirurgia Endoscópica Nasal
A Cirurgia Endoscópica Endonasal (EES) é um procedimento cirúrgico que permite o tratamento de tumores e outras lesões da base do crânio por meio de uma abordagem endonasal, ou seja, através do nariz. A EES é uma opção cirúrgica minimamente invasiva e é realizada com o uso de endoscópios, que são instrumentos ópticos com lentes e luzes que permitem a visualização interna de órgãos e tecidos. É realizada por uma equipe médica composta por neurocirurgiões e otorrinolaringologistas que se dedicam à cirurgia da base do crânio.
Tratamento dos Adenomas Hipofisários
A EES é especialmente útil no tratamento dos adenomas hipofisários, que são tumores, geralmente benignos da glândula hipófise, localizada na base do cérebro. A glândula hipófise é responsável por produzir vários hormônios importantes para o corpo, como o hormônio do crescimento (GH), o hormônio estimulador da tireóide (TSH), o hormônio estimulador das adrenais (ACTH), dentre outros. Os adenomas podem ser secretores, quando secretam hormônios, como vistos na acromegalia e na Doença de Cushing; ou não secretores.
A EES também pode ser utilizada para tratar outras condições, tais como:
- Cordoma de clivus
- Cisto da bolsa de Rathke
- Meningiomas da goteira olfatória e do tuberculo selar
- Craniofaringeoma
- Lesões ósseas como o osteoma e a displasia fibrosa
- Tumores malignos: metástases, adenocarcinomas, sarcomas e outros
- Granuloma de colesterol
Pode-se também realizar também a descompressão do nervo óptico para algumas doenças neurológicas e tratar doenças degenerativas e malformações da coluna cervical alta, como o pannus reumatoide e a retroflexão do odontóide.
- Cordoma de clivus
- Cisto da Bolsa de Rathke
- Meningiomas da goteira olfatória e do tuberculo selar
- Craniofaringeoma
- Lesões ósseas como o osteoma e a displasia fibrosa
- Tumores malignos: metástases, adenocarcinomas, sarcomas e outros
- Granuloma de colesterol
Neurocirurgião
Dr. Pedro Rodrigues
CRM: 169 777 | RQE: 89963
Nosso objetivo é otimizar o tempo dos pacientes. Utilizamos tecnologia de ponta e expertise em neurocirurgia para oferecer atendimento de qualidade superior.