Hidrocefalia
A hidrocefalia é uma condição na qual há excesso de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro, o que pode levar a um aumento da pressão intracraniana e causar sintomas como falta de equilíbrio, perda de memória, alteração da visão, dor de cabeça, alterações da consciência, dentre outras. Nos bebês é comum a irritabilidade, o aumento do perímetro cefálico e o abaulamento da fontanela (“moleiras”).
Médico Neurocirurgião
Dr Pedro Rodrigues
O Tratamento Atual Para a Hidrocefalia:
O tratamento da hidrocefalia depende da causa da obstrução do LCR e da gravidade dos sintomas. Em alguns casos, o problema pode ser tratado diretamente, removendo a causa da obstrução do LCR, como um tumor ou um coágulo de sangue. Em outros casos, pode ser necessário realizar um procedimento indireto, que consiste em desviar o excesso de LCR para outra cavidade do corpo, geralmente a cavidade peritoneal (a área ao redor dos órgãos abdominais), procedimento denominado derivação ventriculoperitoneal (DVP). Esse procedimento é realizado através da implantação de um dispositivo conhecido como válvula de derivação, que é inserido no corpo e fica lá por toda a vida do paciente. As hidrocefalias agudas (como nos casos de AVC hemorrágico, tumores cerebrais) configuram uma emergência neurocirúrgica e devem ser diagnosticadas e tratadas rapidamente.
Verificar com Dr:
Além do shunt ventriculoperitoneal, existem outras derivações, mas menos utilizadas, tais como a derivação ventriculoatrial (que desvia o líquor do cérebro para a veia cava superior), a derivação ventriculopleural (que desvia o líquor para a pleura, membrana que envolve os pulmões) e a derivação lomboperitoneal (que desvia o líquor da região da coluna lombar para o peritônio).
Outras Opção de tratamento para Hidrocefalia
correspondem a 30-45% e não produzem nenhum hormônio. Por não produzir nenhuma manifestação clínica inicial, eles costumam ser diagnosticados mais tardiamente, quando estão maiores (macroadenomas), causando compressão de estruturas cerebrais, como o nervo óptico.
O tratamento para o tumor na hipófise pode incluir cirurgia, radioterapia e medicamentos para controlar a produção de hormônios.
O padrão-ouro cirúrgico atual é a ressecção endoscópica transesfenoidal, ou seja, pelo nariz, para casos selecionados.
Outros tumores menos frequentes que acometem a mesma região são os craniofaringiomas, cisto da bolsa de Rathke e os cordomas. O tratamento cirúrgico depende do tipo de tumor e de sua extensão, podendo ser por endoscopia, cirurgia aberta tradicional ou combinação das duas.
- Hidrocefalia de pressão normal
- Hipertensão intracraniana idiopática
- Estenose de aqueduto
Doenças de Hidrocefalia e Distúrbios da Circulação
Hidrocefalia de pressão normal
É uma doença que acomete principalmente idosos (maiores que 60 anos) em que ocorre acúmulo de líquor e dilatação dos ventrículos cerebrais, sem necessariamente ocorrer hipertensão intracraniana. O paciente pode desenvolver distúrbios da marcha, com passos curtos e arrastados, incontinência urinária e demência, motivo pelo qual essa doença pode se assemelhar à doença de Alzheimer.
Hipertensão intracraniana idiopática
Também conhecida como pseudotumor cerebral é uma doença que causa aumento da pressão intracraniana sem evidência de alguma condição para isso, como tumores cerebrais ou hidrocefalia. Acomete principalmente mulheres com obesidade e sua causa não é muito bem definida, porém é um diagnóstico de exclusão, ou seja, deve-se afastar outras causas de aumento da pressão intracraniana.
Estenose de aqueduto
A estenose de aqueduto é uma condição que leva a uma hidrocefalia triventricular, ou seja, o quarto ventrículo (que fica na região do cerebelo) não está dilatado. Pode ser uma malformação congênita, ou seja, o paciente já nasce com o problema ou adquirida (tumores, infecções e outras). A maior parte dos casos manifesta-se logo na infância, entretanto alguns pacientes vêm ter os primeiros sintomas somente na vida adulta.
Neurocirurgião
Dr. Pedro Rodrigues
CRM: 169 777 | RQE: 89963
Nosso objetivo é otimizar o tempo dos pacientes. Utilizamos tecnologia de ponta e expertise em neurocirurgia para oferecer atendimento de qualidade superior.