Neurocirurgia Oncológica
A neurocirurgia oncológica é uma especialidade médica que se foca no tratamento cirúrgico de cânceres e tumores que afetam o sistema nervoso, incluindo o cérebro e a medula espinhal. Esta especialidade trabalha em estreita colaboração com oncologistas, radioterapeutas, neurologistas e neurocirurgiões, de forma a oferecer o melhor tratamento possível para o paciente. Muitas vezes, pode ser necessário alinhar a data da cirurgia com outros tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, para diminuir o tamanho do tumor antes do procedimento.
Médico Neurocirurgião
Dr Pedro Rodrigues
Neurocirurgia Oncológica Realizadas:
Tumores da hipófise
O adenoma hipofisário é o tumor mais comum da glândula hipófise, geralmente benigno, e se localiza na base do crânio. Corresponde a cerca de 10% de todos os tumores intracranianos.
Gliomas
Os gliomas são um grupo heterogêneo de tumores cerebrais que incluem os astrocitomas, oligodendrogliomas e ependimomas. São tumores que se originam das células que dão suporte aos neurônios no sistema nervoso central.
Cirurgias com o paciente acordado
A cirurgia com paciente acordado permite que o paciente esteja consciente e responda durante o procedimento. É usada principalmente para remover tumores cerebrais próximos a áreas críticas, como linguagem, visão, cognição e movimento, ajudando a preservar funções essenciais.
Meduloblastoma
O meduloblastoma é um tumor maligno originário do cerebelo. Acomete principalmente crianças, sendo a idade média do diagnóstico entre 5-7 anos. Corresponde a 20% de todos os tumores intracranianos nessa faixa etária, sendo o tumor cerebral maligno mais comum em crianças. Mais raramente pode acometer adultos.
Meningiomas
O meningioma é o tumor intracraniano mais comum em adultos, excluindo as metástases. Ele representa cerca de 30% de todos os tumores cerebrais e geralmente se forma nas meninges, que são as camadas de tecido que revestem o cérebro e a medula espinhal. Eles geralmente são tumores benignos (cerca de 1,7% deles podem ser malignos).
Neurinoma do acústico
O neurinoma do acústico é um tipo de tumor benigno que se forma no nervo vestibulococlear, mais especificamente das células de Schwann que compõem a bainha de mielina que reveste esse nervo , ligando o ouvido interno ao cérebro. O nervo vestibulococlear tem a função de audição (parte coclear) e também medeia o senso de equilíbrio e posição da cabeça (parte vestibular).
Metástases
As metástases cerebrais são tumores que se formam no cérebro como resultado da disseminação de células cancerosas por algum tumor primário em outra parte do corpo.Isso ocorre quando células cancerosas se soltam do tumor primário e entram na corrente sanguínea, viajando para outras partes do corpo e se implantando em novos tecidos.
Biópsias estereotáxicas
A biópsia estereotáxica é um procedimento médico que permite a coleta de uma amostra de tecido do cérebro para exame anátomo-patológico. Ele é usado principalmente para diagnosticar tumores cerebrais, mas também pode ser usado para diagnosticar outras condições, como infecções ou doenças degenerativas.
Neurocirurgião
Dr. Pedro Rodrigues
CRM: 169 777 | RQE: 89963
Nosso objetivo é otimizar o tempo dos pacientes. Utilizamos tecnologia de ponta e expertise em neurocirurgia para oferecer atendimento de qualidade superior.